quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Gothic-Marketing

Greetz..

Desafio a vossa capacidade de escrita, ao mesmo tempo solicito ajuda para um paper sobre o Marketing e a sua influência no Gótico moderno.
Será que poderemos ter visões distintas do Gótico Tradicional, onde a literatura e a arquitectura tinham linhas perfeitas e tudo era organizado segundos os padrões da filosofia antiga, ou poderemos mesmo afirmar que o Gótico moderno se resume a contradição dos padrões vulgares da sociedade e que é suportado por alguns resistentes que acreditam profundamente na verdade e na ideologia do gótico.
Será a modernidade dominada por um apelo ao consumo das ideias mais sombrias de roupas escuras e limitar o gótico a filmes de terror ou a músicas do norte da Europa?

Já me davam as vossas opiniões.

Abraço.

2 comentários:

  1. vou pensar no assunto e dps dou-te a minha opinião, se é q ela pode servir para algo lool :)
    Abrax

    Hobbes

    ResponderEliminar
  2. O Gótico, como conceito designa uma fase da história da arte desenvolvida na idade média por volta do século XIII e no qual se distinguem a arquitectura. Na literatura abrange vários temas desde a politica, à religião, passando pela poesia…

    Em relação ao Gótico Moderno, penso que não se resume apenas à contradição dos padrões vulgares da sociedade, a uma questão de moda (o gosto pela roupas pretas, os vestidos vitorianos, maquilhagem carregada e todos os adornos e amuletos….marketing visual, será esse o termo….ou a musica death-metal, heavy metal, gotic-metal, etc…), ou a um grupo de pessoas que são definidos ou vistos, como pessoas que estão à margem da sociedade, como anti-sociais, como se vulgarmente olha para o movimento Punk. Alias o movimento gótico como hoje conhecemos deriva do género Punk.
    Por norma são associados a dois tipos de religiões, a religião/movimento Wicca – Culto da Natureza, ou ao Satanismo e devoção ao Diabo… no entanto fruto de algum conhecimento relativo que tenho, por norma qualquer pessoa ligada a este movimento é livre de seguir a religião que bem entender…

    Em termos filosóficos, encontram-se ligações ao niilismo e ao hedonismo…

    Quanto a personagens mítica ligada a este movimento temos os vampiros. Essa relação tem por base o facto de os góticos serem ligados à noite, a escuridão fazendo a correlação com os vampiros eternas criaturas da noite…. Também podemos analisar o tipo vestuário normalmente utilizado pelas personagens vampirescas nos filmes e os góticos, roupa da época victoriana………talvez mais um aspecto marketing, depois reflectes sobre isso… lool

    Em termos da literatura gótica, temos vários autores de referência, Lord Byron, Edgar Allan Põe, Charles Boudelaire…. Literatura carregada de uma forte carga romântica demarcada muito através dos seus cenários, florestas escuras, neblinas misteriosas….alias, penso que é esse elemento, do mistério, que faz existir uma forte conotação sexual ligada a este movimento (não de sexo), mas em termos de uma atmosfera erótica, para além da questão da ambiguidade sexual, expressa pelas roupas, pela maquilhagem….

    A meu ver, penso que esta cultura (ou movimento cultural) tentou também trazer para os nossos dias uma cultura ancestral, desligada do rigor cristão, e ligada muito às tradições e mitologias dos povos ditos bárbaros…. Podes encontrar elementos dessa mitologia em músicas de várias bandas, com referência para os nossos grandes Moonspell, talvez o expoente máximo da cultura gótica em Portugal… Trebaruna, Ataegina, advêm da mitologia lusa e Nocturna, eu lembro-me de ler qualquer coisa, era uma espécie de bruxa ou fada e estava relacionada com os sonhos…

    Bem ideias algo soltas…mas a estas horas da noite não se pode pedir melhor…. Vem do meu conhecimento algo redutor sobre o movimento e de algumas ideias minhas que vem desses conhecimentos, podem estar erradas obviamente mas….espero que sirva =)

    ResponderEliminar